domingo, 22 de maio de 2011

Casamento patrocinado

Por Marta Borrás
Da EFE

Em tempos de crise, cada vez mais casais apostam em incluir publicidade na cerimônia dos seus casamentos em troca de descontos: são as chamadas "bodas patrocinadas", uma ideia que começou nos Estados Unidos, chegou na França e começa a contagiar noivos no mundo todo.

Trata-se da fórmula tradicional de "Eu lhes declaro marido e mulher", mas neste caso "por cortesia de...". É simples: os patrocinadores - boutiques, floriculturas, buffet e outros negócios relacionados com a 'indústria do casamento' - oferecem preços especiais aos noivos, em troca de anunciar seus serviços durante o evento.

Apesar das condições dependerem do que se negocia em cada caso, as despesas de organização podem ser reduzidas pela metade, e inclusive mais mais que isso, quando se opta por um casamento com anunciantes.

A Bélgica sediará no dia 6 de agosto o primeiro casamento desse tipo, entre Elodie, de 21 anos, e Jonathan, de 27 anos, dois jovens desempregados residentes na província de Hainaut, a região mais empobrecida do país.
O casal, que se conheceu há quatro anos pela internet, descobriu por acaso as bodas patrocinadas quando buscava na rede ideias para organizar uma cerimônia bonita sem precisar se endividar. "Para nós, o casamento representa a maior prova de amor. Sonhamos que esse dia seja excepcional", explicam os protagonistas do evento, que estão há quase um ano procurando patrocínio para sua cerimônia.

O custo de sua festa nupcial, que apesar de ser relativamente modesta chegaria a custar 15 mil euros (equivalente a US$ 22,3 mil), se reduzirá à metade graças ao patrocínio das assinaturas, que ofereceram preços especiais no jantar, nos trajes dos noivos, nos serviços de flores e arranjos, na fotografia, cabeleireiro e maquiagem.

Em troca, o casal se comprometeu a deixar folhetos publicitários nas mesas dos convidados, pendurar um grande cartaz com seus logotipos na sala do buffet e colocar cartões de visita em um local próximo do jantar, onde os anunciantes poderão garantir que serão vistos.

O trabalho de promoção começou há meses, quando os noivos criaram um blog e uma página em Facebook para buscar os primeiros patrocinadores que embarcaram no projeto.Iniciativa

Mas não se engane quem acha que a nova opção é mais fácil: um casamento com publicidade não é completamente gratuito, muito menos fácil de organizar. Como em qualquer iniciativa que implique a busca de financiamento, é preciso paciência e, sobretudo, um bom "dossiê" comercial para convencer os anunciantes a participar do projeto e apresentar as vantagens.

No caso de Elodie e Jonathan, levar a ideia até a prática foi muito mais complicado do que imaginavam: apenas 10 de um total de 100 negócios que entraram em contato nos últimos oito meses chegaram a cofinanciar seu casamento.

"Algumas das empresas com as quais entramos em contato chegaram a nos insultar e a tratar de pedintes de esmola, mas decidimos não jogar a toalha e seguir tentando", explica a noiva.

Uma alta dose de paciência e a ajuda de uma cerimonialista conseguiram encaixar o projeto, faltando apenas contratar o veículo que levará os noivos à cerimônia, a música e a viagem de lua-de-mel.

Os diversos fóruns na internet sobre bodas patrocinadas, a maioria franceses, advertem que, por ser um conceito ainda muito recente, os noivos correm o risco de passar por umas saias justas quando apresentam a ideia às empresas, embora assinalam que com uma boa preparação, a organização é o segredo do sucesso.

Na rede é possível encontrar também diversos conselhos para conseguir incluir a publicidade de forma sutil no seu casamento, por exemplo, incluindo a lista de anunciantes no convite ou na contracapa do programa do cerimônia ou mesmo no cardápio.

Outras possibilidades giram em torno de cartazes a lado do bolo de casamento com os nomes das empresas, veiculados com os guardanapos da festa ou em caixas de fósforos com os logotipos ou até a impressão de publicidade no veículo dos noivos.

Os casais que já passaram por isso recomendam também escolher empresas locais na hora de procurar patrocinadores, que serão mais acessíveis e receptivos à clientela da região.

Um comentário:

  1. Estou a procura disso para meu casamento.
    Como poderias me ajudar?
    Entre em contato comigo melinda-f6@hotmail.com
    ou fabinhoemel@gmail.com

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