segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PENSANDO EM CASAMENTO

Cardápio diferenciado para seu casamento
O cardápio precisa sair do lugar comum, e isso não significa um orçamento alto. Há opções diferenciadas para todos os bolsos, e todas elas, até mesmo as mais simples, podem ser chiques e impecáveis.

Há um programa de TV norte-americano que diz que “em todo casamento, três coisas são certas: tem sempre alguém nervoso, sempre alguém chorando e um monte de gente doida para comer.” É por isso que o cardápio é, sem dúvida, o que há de mais importante em uma festa de casamento. Costumo dizer que os noivos precisam escolher o cardápio que vai ficar para sempre na cabeça dos convidados.

O primeiro passo nesta escolha é fazer o profissional do buffet conhecer bem os noivos. Isso ajuda na escolha de um cardápio personalizado, porque cada casal tem não só um gosto diferente dos demais, mas hábitos alimentares e uma história em particular, além de, é claro, uma festa diferente. Em geral, no primeiro contato com a noiva, ainda por telefone, já pergunto sobre o horário e o local da festa. Isso já me dá algumas idéias sobre o que escolher.

Mas é a degustação o fundamental para a definição do cardápio. Esse não é somente o momento em que os noivos vão fazer a chamada prova do buffet, mas é quando eu enxergo o perfil dos noivos e o dos seus convidados e imagino o cardápio que vai combinar com aquela festa em especial. Algumas pessoas têm um paladar mais simples, outras, mais sofisticado. O cardápio é um item que deve ser totalmente personalizado.

Daqui a alguns dias, vou fazer um casamento budista, com um cardápio bem natural. Vou atender também a um casal de baianos. Para eles, sugeri vários toques da cozinha baiana, como vatapás, por exemplo.

A bebida não fica de fora desta personalização: tenho um casal de alpinistas que se conheceu escalando o Pão de Açúcar, e pedi a meu barman que criasse para eles um drink especial, que vai lembrar este momento tão especial da vida deles. É um toque que nem eles, nem os convidados vão esquecer.

O cardápio precisa sair do lugar comum, e isso não significa um orçamento alto. Há opções diferenciadas para todos os bolsos, e todas elas, até mesmo as mais simples, podem ser chiques e impecáveis.

Colaboração: Célia Lucena Gastronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário